Pular para o conteúdo
LOGO STAECNON-RJ

Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento de Campos e Região Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro

Início » Lançada na sede do STAECNON/RJ campanha em defesa da água pública no Estado do Rio de Janeiro

Lançada na sede do STAECNON/RJ campanha em defesa da água pública no Estado do Rio de Janeiro

No último sábado (06/04), o STAECNON/RJ, foi palco do lançamento da Campanha “CEDAE Reestatiza Já, Privatização NÃO!”, uma iniciativa do Deputado Glauber Braga, em parceria com o sindicato dos Trabalhadores em Saneamento de Campos e Região. O evento contou com a parceria e a presença do presidente da Federação Interestadual dos Urbanitários do Sudeste – FRUSE e Diretor Executivo da CUT Brasil, Esteliano Gomes Neto, do presidente do Sintsama/RJ, de Humberto Lemos e do diretor do Sindagua/RJ, Daniel Santos.

LIDERANÇAS SE UNÉM EM DEFESA DA ÁGUA

Com uma representatividade expressiva, o encontro trouxe ao debate lideranças municipais de vários municípios do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro como a Vereadora de Porciúncula, Sabrina Soares, o Vereador de São Fidélis, Rodrigo Santana, o Vereador de Campos dos Goytacazes, Cabo Alonsimar, além de representantes de várias entidades de classe e da sociedade civil organizada, entre eles, o Diácono Francelino e o professor Adriano, dois grandes defensores da água em Itaperuna que somam forças ao grupo de diretores, professores e alunos do IFF.

ITAPERUNA DE DESTACA PELA RESISTÊNCIA 

Entre os municípios que enfrentaram o famigerado processo de privatização, a cidade de Itaperuna se destaca pela resistência, tornando-se uma referência como uma iniciativa bem sucedida na luta contra a entrega da água. Junto com o sindicato, importantes setores se mobilizaram e conseguiram mostrar para a sociedade, as desvantagens de se ter um serviço tão essencial e necessário, sendo administrado pela iniciativa privada.

Com o objetivo de buscar caminhos para a manutenção do saneamento público nos municípios atendidos pela Cedae e a reestatização dos serviços nas cidades privatizadas, o encontro abriu foi o ponta pé inicial para uma série de ações que irão se desencadear ainda dentro do primeiro semestre.

AUDIÊNCIAS NA ALERJ E EM BRASÍLIA

Entre os encaminhamentos tirados como avanço durante o encontro, destaca-se a criação de um grupo de trabalho para discutir as privatizações, além da articulação para realização de duas audiências públicas para mobilização, uma na ALERJ e outra em Brasília. Ficou também pactuado que a realização de encontros em todas as regiões do estado, sendo o próximo no município de Bom Jesus do Itabapoana, investidas que irão culminar com um grande ato estadual pela reestatização.